Não engorda, mas… Dá barriga?
29.06.2011 | Em: Dilema Feminino, Espelho - Nutrição e Saúde

- Comi sopa de repolho ontem a noite para chegar aqui bem sequinha – a Raquel Guerra do Programa DR disse ao chegar para gravar no estúdio.

- Mas repolho dá barriga! – rebati.

- Dá? Como assim?

Na hora pensei: Precisamos de uma nutricionista no Depois dos 25…!

E foi aí que convoquei a Anna Paola para perguntar… Não engorda, mas… Dá barriga?

Se você vai usar um vestido tipo tubinho, fique longe dos alimentos ricos em enxofre! Eles causam distensão abdominal (barrigão) e te deixarão cheia de gases que você vai se sentir flutuando…

Principais fontes de enxofre: abacate, abobrinha, alho, agrião, amêndoas, arroz, aveia, brócolis, cebola, couve, couve-flor, castanhas, feijões, goiaba, laranja, lentilha, mel, melão, melancia, milho verde, pepino, pimentão, queijos gordos (amarelos), rabanete, repolho, trigo, uva, carnes, leite e derivados, ovos e peixes.

Mas existem saídas se você não dispensa um saladão de agrião, couve-flor, cebola e castanhas: cozinhe os ingredientes em fogo alto com bastante água e panela destampada por 10 minutos após levantar fervura. Libera o excesso de enxofre! Quanto ao feijão (outro campeão de enxofre), ponha-o de molho da noite para o dia e despreze esta água quando for cozinhá-lo. Coloque água nova livrando-se de aproximadamente 70% de todo enxofre do feijão.

Mas vale lembrar que o enxofre é um mineral que participa de vários processos metabólicos em nosso organismo, na reparação e construção de tecidos e células e do colágeno, importante substância na formação e manutenção da pele, unhas e cabelos, ossos.

A falta dele pode trazer consequências como depressão nervosa, redução do brilho e textura da pele, dores articulares entre outros.”

A Anna Paola vai ser figurinha fácil por aqui, porque precisamos dessas dicas práticas para não cometer erros como a Raquel.

E se tiver dúvidas deixe aí que a Anna Paola responde, porque… Não engorda, mas… Dá barriga?

31 Comentários em:
"Não engorda, mas… Dá barriga?"
  1. Sâmia - 29/06/2011

    Ai, mas eu to procurando evitar isso, mas fiquei boba com esse tanto de alimento que dá barriga…. to bege… kkkkk…. ninguém merece! Eu to comendo arroz integral agora, li que ajuda a baixar a barriga, é verdade? Eu já comia pão integral antes, não noto muita diferença, não. Mas de qualquer maneira estou tentando, a academia também ajuda bastante.

    Flávia, você bem que podia lançar um desafio pra ver quem das suas seguidoras fiéis consegue perder medidas com dicas de nutricionista e personal trainer… por falar nisso, faz uma matéria sobre isso, como perder barriga com esses 2 profissionais pra ajudar a gente!!! Por favor!!!

    Bjssss….

    • Anna Paola Conde - 29/06/2011

      Olá Sâmia! É verdade, são muitos os alimentos que causam distensão abdominal pela fermentação. Mas você está no caminho certo: arroz integral, pão integral e atividade física. Se você seguir as orientações de como eliminar um pouco do enxofre, verá que, mesmo comendo estes alimentos você alcançará sua barriga de tanquinho. Vamos lá! Não desista: Projeto Verão 2012 com tudo!! Bjos

    • Flavia Mariano - 30/06/2011

      Sâmia, ótimas sugestões!

      Quem sabe não fazemos comigo mesmo? Quem sabe não começamos um medida certa coletiva aqui? Vou analisar suas idéias com o pessoal que trabalha comigo e ver a possibilidade de colcoar em prática!

      Beijos!

  2. Ana Carol - 29/06/2011

    Comigo sempre funciona corta massa (macarrao, pao, batata) a barriga seca mesmo. E claro, exercicios…

    • Anna Paola Conde - 29/06/2011

      Oi Ana! Cortar o excesso de carboidratos simples (macarrão, pão, batata, arroz, inhame, aipim etc) sempre ajuda em qualquer dieta de emagrecimento, mas cuidado para não exagerar no corte e ficar sem energia para os exercícios! Experimente fazer uma refeição leve rica em carboidrato e proteína (sanduíche de queijo) 2 horas antes de malhar, e na volta aguarde 1 hora para comer de novo. Seu metabolismo ainda estará acelerado pela malhação e a perda será mais intensa. Depois me conte o resultado!! Bjs

    • Flavia Mariano - 30/06/2011

      Carol, sabe que essa semana eu li sobre pessoas que realmente perdem bastante peso cortando produtos com farinha?

      Eu perco rápido tirando o doce, mas quem disse que eu consigo ficar sem?

      Beijos

  3. Karol - 29/06/2011

    Nossa gente, sabia de alguns alimentos que davam barriga, mas não toda esta quantidade, e ainda alimentos que são saudáveis. Bem, acho que com isso devemos seguir as dicas d a nutricionista para diminuir a quantidade de enxofre destes alimentos e não elimina-los de vez, senão o que comeremos?
    beijos

    • Anna Paola Conde - 29/06/2011

      Boa Karol!! Diminuir o excesso de enxofre, sim! Não comer estes alimentos, não! Todos eles são muito importantes para uma dieta rica em nutrientes e o enxofre, também! Bjs!

    • Flavia Mariano - 30/06/2011

      rsrsrs Também fiquei pensando nisso…: O que comeremos???

      Beijos

  4. Miriam Machado - 30/06/2011

    Flavia,

    muito legal esta prestação de serviço do Depois dos 25. Parabéns a vc e a Ana Paola.
    Aproveito para dizer que estou curiosa para ver o programa DR desta sexta-feira. Sei q está cheio de novidades.
    Abraços,
    Miriam Machado

    • Flavia Mariano - 30/06/2011

      Aguarde! Está maravilhoso!

      Beijos

    • Anna Paola Conde - 30/06/2011

      Obrigada, Miriam! Me disponibilizo para tirar possíveis dúvidas sobre alimentação saudável. Bjs

  5. Bec Flor - 30/06/2011

    Seja bem vinda Anna Paola.

    • Flavia Mariano - 30/06/2011

      Tem que dar as boas vindas e exigir: traga informações para nós emagrecermos comendo muito!!! rs

      Beijos

    • Anna Paola Conde - 30/06/2011

      Muito obrigada, Bec! Com esta recepção, já estou me sentindo em casa, fazendo parte desta grande família! Bjs

  6. Malu - 30/06/2011

    Eu adoro massas e como pão todos os dias….eu já tentei comer pão integral, mas fiquei com a barriga tão inchada e me fez muito mal, talvez pq eu tenho problema no estômago…cada organismo de comporta de maneira diferente…hehe
    Mas me tire uma dúvida…existe alimento que tira a gordurinha abdonimal? Ouvi falar muito bem da aveia..é verdade? Se for, existem mais alimentos? Obrigada!!! Bjinhus

    • Flavia Mariano - 30/06/2011

      Malu,

      meu ponto fraco é o doce. Posso passar um ano sem pão e massa, mas ficar sem doce em ao menos duas refeições por dia é amedrontador!

      Beijos!

    • Anna Paola Conde - 30/06/2011

      Olá Malu! Quando fazemos uma alimentação rica fibra (pão integral), temos que beber muita água. Não conheço seu “problema de estômago”, mas experimente ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Quanto à aveia (fibra) posso garantir que diminui o LDL-colesterol (o ruim) e ajuda e muito a função intestinal e consequentemente dá uma “secada” geral. Bjs.

    • Flavia Mariano - 02/07/2011

      Falei de você no último Programa DR! Vê lá citei seu comentário, obrigada por participar!

      Beijos

  7. Ju - 30/06/2011

    Eu sabia que esses alimentos tinham enxofre e que isso dava aquela barriguinha dilatada, mas não sabia o q fazer, comer ou não, era aminha dúvida, adorei as dicas, muito bom mesmo, agora posso consumir estes alimentos mais tranquila.
    Obrigado,beijos.

    • Anna Paola Conde - 30/06/2011

      Olá Ju! Seguindo direitinho como eu ensinei, não tem porque se privar destas maravilhas! Comer é muito bom! É um prazer! Não podemos ficar sem, apenas temos que nos adaptar para não bagunçar o outro lado!! hahaha Bjs

  8. LILIAN MAYER - 30/06/2011

    Gostei da dica, mas gosto bastante de repolho e não deixarei de comê-lo pela barriguinha, apenas pensarei melhor antes.

    Obrigada pela visitinha em meu blog, mesmo com um presentão daqueles não consigo desfrutá-lo melhor por causa da correria e acabo sem tempo para visitar os blogs que tanto gosto.

    Beijo grande,

    Lilian.

    • Anna Paola Conde - 30/06/2011

      Olá Lilian! Eu também adoro repolho, mas não deixo de comê-lo, não! Faço-o refogado, bem temperadinho e bem cozido, senão… é distensão abdominal na certa. Bj pra vc!

    • Flavia Mariano - 01/07/2011

      Lilian, desse mal eu não morro, odeio repolho! Mas tem outros na lista que tenho que me policiar ou ao menos não comer quando quiser entrar num tubinho!

      Beijos

  9. Georgia Aegerter - 01/07/2011

    Ah, mas cozinhar demias os alimentos nao dá. Eles ficam sem sabor. Nao tem nada mais gostoso que comer alimentos meio crus.

    Agora amiga, é tortura a gente ter que verificar sempre a listinha se dá prá comer ou nao. Estamos ficando escravos de tantas coisas…

    Bjao

    • Flavia Mariano - 02/07/2011

      Também não gosto muito de cozinhar os alimentos, mas também não gosto nem um pouco da barriga inchada, sabe?

      Mas vamos aprendendo aqui e ali para pelo menos não ficar com barrigão quando quisermos estar com a barriga mais lisa. rs

      Beijos

  10. Ana Carol - 02/07/2011

    Anna, Valeu pela dica. Vou tentar mesmo. :) Bjo

  11. Flavia Mariano - 02/07/2011

    Tenta e diz se funcionou, tá?

    Beijos

  12. Blondie - 04/09/2011

    A bit surprised it seems to smpile and yet useful.

  13. carolina - 21/03/2013

    hahaha.. já notei que feijão dá muita barriga. principalmente quando como fora e tudo derivado do leite por causa da minha intolerancia à lactose.. já o resto não sabia… ó vida cruel.. tudo que é bom engorda, dá barriga ou é bom.. rs…

  14. Ana Paula Martinez - 06/06/2013

    olá adorei o site vou começar à tomar o chá e volto aqui dentro de um mês!!!! bjs