Chia – Funciona mesmo? Pra que?
22.12.2011 | Em: Espelho - Nutrição e Saúde

Todo verão surge uma moda para que a gente acredite piamente que dá para emagrecer sem fazer reeducação alimentar! Mas, algumas são descobertas que realmente valem a pena incorporar ao nosso dia a dia. Por isso, hoje, no dia da nutrição a Anna Paola vai falar sobre essa novidade do verão: A Chia!

chia

Com a palavra nossa nutricionista Anna Paola!

“A semente de Chia, originária do México e cultivada há muitos séculos pelos antigos povos daquela região, chegou ao Brasil como promessa de emagrecimento. É um alimento riquíssimo. Além de extremamente rica em fibras, ela é uma proteína completa.

Ela tem o dobro do potássio da banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que leite e oito vezes mais ômega 3 que salmão.

Quanto ao emagrecimento: ela ataca de duas formas diferentes, tornando-se muito eficaz. A primeira delas se dá pelo combate aos processos inflamatórios do corpo pela enorme quantidade de ômega 3 presente nos grãos (lembram-se? Processos inflamatórios é igual a celulite e acne). É a mais rica fonte vegetal de ômega 3.

O outro benefício são as fibras, pois suas sementes são mucilaginosas, e ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago, tornando a digestão mais lenta, causando saciedade, evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos. As fibras presentes ainda ajudam a regular o trânsito intestinal, desintoxicando o organismo. Para obter este benefício a ingestão hídrica terá que ser de no mínimo dois litros por dia.

A Chia também ajuda na redução do colesterol, controle da glicemia, ajudando na formação óssea, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando a imunidade do organismo.

São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

Esse grãozinho especial também é u

 

ma boa opção para quem deseja a hipertrofia muscular. Pois ele tem uma elevada concentração de proteínas, a principal matéria-prima da musculatura. Por isso, os especialistas recomendam consumi-la após a malhação.

Onde comprar? Como comprar a Chia?

A chia é encontrada em lojas de produtos naturais na forma de grãos, farinha e óleo.

Como consumir a Chia?

Cerca de 100g contêm 371 calorias, por isso, é bom não abusar na quantidade. A porção diária ideal é de uma colher de sopa.

Pode ser acrescentado a sucos, iogurte, leite, frutas. E seus grãos ou a farinha pode ser adicionado a massa de pães, bolos e pudins.

A Chia pode ser consumida crua, de várias maneiras. A receita de base é: misture 1 colher de sopa de semente de chia com ½ xícara de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado. Você pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutrientes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à frutas, por exemplo, como se fosse um iogurte. Se a textura do gel te desagradar, bata no liquidificador com as frutas. Fica ótimo!”

 

Agora vocês já sabem os benefícios e como usar a Chia que não faz nenhum milagre na balança, mas pelo visto faz muito bem para a saúde.Mas hoje além da Anna Paola resolvi consultar uma empresa com dicas de como comprar e guardar a Chia. A Vera Dalla Vechia da Giroil deu as dicas:

Como comprar?
Os principais cuidados na escolha do produto é buscar uma de qualidade. É preciso comprar de marcas que passam as sementes em maquinário de limpeza, assim elas ficam limpas de impurezas. Existem algumas marcas que não tem esse cuidado.

Também é importante comprar as sementes que venham em caixa ou material que proteja a Chia da luz.

E aí – Vamos de Chia?

Imagem – Giroil

34 Comentários em:
"Chia – Funciona mesmo? Pra que?"
  1. Albuq - 23/12/2011

    Vou hoje mesmo vê se acho!

    • Anna Paola Conde - 26/12/2011

      Olá Albuq!

      Ótimo! Tomara que encontre e que o consumo se torne hábito!

      Bjs

  2. Carol - 24/12/2011

    Oi!
    Sei que o blog está sempre dando dicas para emagrecer, manter a forma… Mas gostaria de uma dica ao contrário, ou seja, para ganhar peso com saúde. Pois tenho 1,65m e peso 47KG, sei que magreza demais não é bom. Será que Ana Paola tem uma dica para ganhar peso com saúde? bjo

    • Anna Paola Conde - 26/12/2011

      Olá Carol!

      Realmente o baixo-peso pode ser prognóstico de várias doenças.
      Infelizmente não tenho como ajudar você a distância. Seu caso precisa ser acompanhado com visitas mensais e de preferência combinada à atividade física.

      Procure um nutricionista na sua cidade (vc não disse onde mora) e marque uma consulta.

      Bjs e boa sorte!

  3. georgia aegerter - 24/12/2011

    Meninas, há mais ou menos 1 mes li sobre chia e resolvi experimentar. Pra dizer que emagrece ainda é muito cedome , mas percebi que nao sinto mais tanta fome como antes e que ela me satisfaz. Aqui só vende em pacote e crua. Isto é, tenho que deixá-la de molho na água quente por 20 minutos mais ou menos e depois escorrer a água. Eu geralmente a faco no arroz. Nao deixa gosto nenhum apesar de ter cheiro qdo faco o escaldo. O bom é:como ela é muito nutritiva e poderosa em seus efeitos, percebi que tenho mais forca e vontade prá fazer minhas coisas, ela deve mexer em algum metabolismo que deixa tb um bom humor, talvez por ela ser tao boa para o corpo a gente se sinta melhor. Eu recomendo.

    • Anna Paola Conde - 26/12/2011

      Oi Georgia!

      Na Europa a chia já é usada há mais tempo que no Brasil.
      Não conhecia o uso no arroz, mais um ponto pra chia! Experimente fazer uma vitamina batendo a chia com frutas, fica ótimo!!

      Bjs

  4. Carol - 26/12/2011

    Anna,

    Eu moro no Rio de Janeiro.

  5. Anna Paola Conde - 27/12/2011

    Que bom, Carol!

    Eu tbm estou no Rio, podemos conversar melhor sobre este assunto.
    Se vc estiver interessada, me ligue para marcarmos uma consulta, o que acha? Meu telefone é 9525 0087. Eu atendo bem na Pça Saens Pena, na Tijuca.

    Bjs

  6. Daniella - 30/12/2011

    Anna,

    Eu tbém moro no rio. estou viajando agora mas final de janeiro devo estar de volta. Gostaria de marcar uma consulta tbém. :)

    • Anna Paola Conde - 01/01/2012

      Olá Daniella,

      Com certeza podemos marcar! Aguardo uma ligação sua quando retornar de viagem.
      Meu tel e 9525 0087.

      Bjs e feliz Ano Novo!

  7. GOSTARIA DE SABER COM TOMAR A CHIA,ECOMO ELA FUNCIONA NO ORGANISMO.

  8. COMO TOMAR ACHIA

  9. Marlene - 25/02/2012

    amei estou tomando chia a dois dias,e sinto que chia mexe com o metabolismo,pois me sinto mais forte e com mais disposição,não sinto fome como sentia e olha que eu adoro comer,tambem sentia muitas dores muscular a ponto de não conseguir dormir a noite,estou muito feliz e quero comtinuar com a chia.

  10. Fernanda Vaz - 21/08/2012

    Olá!
    Semente de Chia é um superalimento! Eu comercializo a mesma, o pacote com 1 kg está R$ 40,00. Contate conosco através do e-mail: feregusta@hotmail.com

  11. Luís Morgado - 10/09/2012

    Tudo o que seja para que, em função do sexo, altura e peso, se tenha a proporção mais ou mesmo certa de gordura corporal, (atenção que gordura também faz falta), afim de que qualquer indivíduo tenha BOA SAÚDE, é bem vindo. Parece que a semente de CHIA reúne elementos essenciais de qualidade. Mas note-se que tudo o que for em exagero, é mau… penso que só a água se pode consumir exageradamente que quanto muito, terá de ir mais vezes deitá-la fora, só a água não provoca efeitos secundários ao organismo. A CHIA, tendo em conta que tem elevadas proporções de alguns elementos, facilmente consegue-se ultrapassar a dose diária aconselhada (difere com peso, altura, sexo e o estado de saúde em que o indivíduo/a se encontre), por isso, cuidado com a quantidade.
    Seja como for, não existem milagres. A uma dieta alimentar na qual parece fazer-se bem adicionar a CHIA em quantidade regular, deve-se sempre fazer exercício físico, porque é ele que tonifica e fortalece todo o organismo. A par dele, fazer uma alimentação variada, equilibrada e adicionando CHIA em proporção a condizer.
    Está muito enganado aquele/a que pensa que só com a alimentação sem bons exercícios, ou bons exercícios sem uma boa alimentação, consegue de fato obter resultados que se “vejam”. O corpo humano é dinâmico e precisa de bons alimentos, água e exercício, mas tudo num equilíbrio regular.
    O mal da maioria das pessoas que não fazem nada de bom para o organismo, é que de repente lembram-se e andam por vezes num mês a tentarem melhorar nesse tempo minúsculo, o que não fazem regularmente durante o ano todo. E durante esse tempo, exageram nos EXERCÍCIOS para os quais o seu corpo não está preparado, encharcam-se em CHÁS, EMULSÕES, bom… tudo e mais alguma coisa acabando por desistirem por ganharem sim, dores musculares e ósseas e um mau estar no Aparelho Digestivo. Tudo tem de ser feito numa forma regular e equilibrada.
    Meus caros/as, tirando aqueles que têm excesso e falta de peso para as suas dimensões corporais por histórico familiar (herança hereditária), ou por manifesta doença. Para se estar em forma, primeiro tem de se ter uma boa “CABEÇA”, saber aquilo que se quer e procurar o melhor caminho escolhendo a alimentação e os exercícios adequados. Na alimentação, me parece que a adição da CHIA de forma moderada só trará vantagens.

    • Anna Paola Conde - 10/09/2012

      Olá Luís!

      Muito esclarecedor seu comentário. Temos sempre que ter em mente que não existe milagre, e não é apenas um produto que vai resolver os problemas causados por uma alimentação de qualidade ruim e sedentarismo de muito tempo.

      Que bom que ganhei um adepto na nossa luta por uma alimentação saudável acompanhada de atividade física regular!

      Abraços!

  12. Giane Fernandes Cipriano - 26/09/2012

    Bom dia!
    Gostaria de saber “onde guardar a chia”?
    Costumo guardar tudo na geladeira… “pode”?
    Tambem gostaria de saber se a semente pode ser triturada no liquidificadoe com frutas e leite?
    Obrigado por sua atenção!

    • Anna Paola Conde - 05/10/2012

      Oi Giane!

      Você pode guardar sim, na geladeira, mas não há esta necessidade. Se já tem esse hábito, mantenha. Se a geladeira estiver cheia, guarde a chia no armário dentro de um pote escuro (que não passe luminosidade).

      Quanto a triturá-la no liquidificador, na vitamina, também pode. Embora os objetivos sejam diferentes quando você consome a semente e a triturada.

      A quantidade a ser consumida vai depender do restante da sua alimentação, mas até duas colheres de sopa ao dia está liberado.

      Bjs e obrigada pelo comentário!

  13. Giane Fernandes Cipriano - 26/09/2012

    Qual a quantidade que devo consumir de chia por dia?

  14. Nilce Viveiros - 02/10/2012

    Boa noite, Anna,

    Ja tm dois meses q venho usando a chia na minha alimentaçaõ, mas acho q estou usando incorretamnete , coloco crua na salada ou no prato de comida. Isso e correto? esses dias comentaram comigo q nao deve porq a chia para na dobra do intestino, isso e verdade? Dra Anna Paola Conde

    Obrigsda desde já

    • Anna Paola Conde - 05/10/2012

      Olá Nilce!

      A chia é uma semente que pode ser consumida crua na sua forma original, triturada, hidratada ou cozida (levada ao fogo com os alimentos – arroz, por exemplo).

      Quando ela é triturada, vira uma farinha, facilitando sua digestão e absorção. E quando submetida a hidratação, cria uma mucilagem em seu redor que a faz deslizar pelas paredes intestinais com mais facilidade. Desta forma ela não será digerida ou absorvida e sim excretada pelas fezes.

      Portanto, pode consumir sem susto.

      Bjs e obrigada pelo comentário!

  15. Bruna - 17/01/2013

    Posso ingerir a chia sem hidrata-la?

    att.

    Bruna

  16. ROSANE CUNHA - 20/02/2013

    POSSO INGERIR A CHIA SEM HIDRATA-LA? TRAZ O MESMO BENEFICIO?

  17. lurdes caneti - 22/02/2013

    adolescentes com 12 anos podem consumir a chia para emagrecer?
    Obrigada

  18. ANA PAULA - 01/03/2013

    Oi, eu acabei de comprar um pacote de chia,posso cozinha-la no feijão? acho assim mais facil.

  19. Dilmari - 10/03/2013

    Estou tomando chia faz 6 meses, indicação da minha nutricionista. E posso garantir que ela ajuda bastante na sensação de saciedade. Gostei muito da matéria porque trouxe alguns cuidados de armazenamento que eu não sabia, assim poderei aproveitar melhor os seus benefícios.

  20. tatiane - 23/04/2013

    Olá dra…
    eu usei o Chia pois falaram que além de tudo ele ajuda a “normalisar” o funcionamento do intestino…mas para mim não ajudou fez o efeito contrário…pode isso acontecer????

  21. Mélani - 08/05/2013

    Dr. onde encontro chia para comprar?

    Gostaria de saber como devo toma-la?
    e quando vou ver os resultados

    Obrigada

  22. luisa - 13/05/2013

    como posso consumir correctamente a chia? como semente ou como a farinha?

  23. Edgar ak - 16/07/2013

    Ola Anna comecei a usar Chia dentro de 1 mês fazendo exercício e dieta de saladas deu pra perder 5 kg de noite não da mais fome como antes muito satisfeito recomendo a Chia

  24. ivone - 10/10/2013

    Oi Anna, acabei de comprar óleo de chia em capsulas, você acha que é bom? que faz o mesmo efeito que os grãos? estou gordinha e cm um pouco de colesterol.bjsssssss

    • Flavia Mariano - 24/10/2013

      Olá Ivone, a nutricionista não responde mais perguntas no blog. Abs

  25. miraneide 03/11/2013 - 03/11/2013

    tenho 1.75 e peso 72k e estou tomando chia falam que chia emagrece e não gostaria de emagrecer o que devo fazer?